Instituto Atuação - Coletânea da Democracia 2015

O PROJETO

Coletânea da Democracia:

A Coletânea da Democracia traz, de maneira pioneira na língua portuguesa, obras internacionalmente reconhecidas de alto impacto nos campos da ciência política e da teoria democrática.

Seu principal objetivo é difundir conceitos centrais para as pessoas e as organizações que trabalham com o tema no Brasil.

Seu principal objetivo é difundir conceitos centrais para as pessoas e as organizações que trabalham com o tema no Brasil. Com isso, pretende-se desenvolver linguagens comuns e conceitos compartilhados, fomentando a discussão sobre novas ferramentas.


COLETÂNEA 2015

A 1ª Coletânea da Democracia foi lançada em novembro de 2015 e contou com 2.000 cópias, distribuídas para acadêmicos, para jornalistas, para parceiros, para investidores e para ativistas.

Obras 2015:

Existem Alternativas Realistas, Gene Sharp.

Livro introdutório à extensa obra de Gene Sharp, teórico central das revoluções “nãoviolentas”. Em Existem Alternativas Realistas, o autor expõe com minúcia o problema da violência na sociedade e na política, explorando suas diferentes perspectivas e propondo uma utilização estratégica da chamada luta “nãoviolenta”.

Mecanismos da Luta Nãoviolenta, Gene Sharp.

Mecanismos de Luta “Nãoviolenta” é um ensaio que traz mais detalhes sobre essa forma de atuação, explicando o seu funcionamento e como ela pode ser usada contra adversários organizados. Abordando as dinâmicas e a natureza do poder político, além dos métodos específicos de luta “nãoviolenta”, essa obra é considerada uma versão “destilada” dos escritos completos de Sharp - principalmente do célebre The Politics of Nonviolent Action.

Democracia em Nível Local - Manual de Participação, Representação, Gestão de Conflito e Governança do International IDEA, Timothy Sisk, et al.

De forma crescente, as cidades têm se tornado o foco dos principais desafios contemporâneos. Por meio desse manual prático, composto por escritos de diferentes pesquisadores e organizado por Timothy Sisk, o International IDEA traz recomendações e boas práticas em perspectiva comparada – contribuindo para autoridades e para cidadãos engajados no fortalecimento de democracias em nível local.

O Espírito da Democracia - A Luta pela Construção de Sociedades Livres em Todo Mundo, Larry Diamond.

Na presente obra, Larry Diamond argumenta que a democracia é um valor universal. Para sustentar essa afirmação, apresenta de modo detalhado os principais casos de avanços (e de retrocessos) democráticos no século XX em todo o mundo, destacando também a vasta literatura que trata de democracia em diferentes culturas e regiões. Aprofundando o exame, Diamond expõe ainda os principais fatores (internos e externos) que regem o desenvolvimento desse tipo de regime – apresentando uma leitura essencial para todos os defensores do modelo democrático.

Jogando Boliche Sozinho - Colapso e Ressurgimento da Coletividade Americana, Robert D. Putnam.

De forma pioneira e aprofundada, a presente obra possui como pedra-de-toque a ideia de “capital social” (concebida como as redes sociais de pessoas e as normas de confiança e reciprocidade associadas a elas). No livro, sustenta-se que esse aspecto representa o motor não só da democracia e da política, mas também da economia e de outros importantes aspectos da vida comunitária. Passando por dados e por exemplos históricos dessa conexão, Jogando Boliche Sozinho é um clássico moderno, necessário para a compreensão do papel exercido pela sociedade civil.

Quando o Povo Fala - Democracia Deliberativa e Consulta Pública, James S. Fishkin.

O que as pessoas diriam se realmente estivessem bem informadas? Para elucidar essa dúvida, a “Pesquisa Deliberativa” (Deliberative Poll®), prática de consulta elaborada por James Fishkin, propõe uma metodologia baseada em amostragem aleatória e em capacitação de cidadãos. Com isso, defende-se que é possível obter uma melhor representação da decisão a ser tomada. Após rever as principais teorias democráticas, Quando o Povo Fala expõe com detalhe esse ponto – oferecendo um importante arsenal para que as pessoas atuem de forma crítica na política.

Para saber mais detalhes entre em contato conosco:

contato@atuacao.org.br